Com apoio do RADIS, famílias do PA Pouso Alegre avançam na regularização

Aproximadamente 50 famílias do assentamento Pouso Alegre, em São José do Rio Claro, estão passando pela fase final da regularização ocupacional junto ao Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra). O processo foi possibilitado, em parte, pela atuação do projeto RADIS-UFMT na coleta de dados sócio-ambientais da região, realizada entre fevereiro e março deste ano.

De acordo com o gerente de operações do projeto, Carlos Alexandre, esse é um passo importante em direção à titulação dos lotes. “Fizemos um levantamento robusto de dados sociais, ambientais e produtivos nesse assentamento. Com essas informações, o Incra consegue realizar a inscrição do Cadastro Ambiental Rural dos lotes e a supervisão ocupacional de cada parcela, de forma que garanta que cada unidade seja devidamente ocupada”, afirmou.

O início da nova etapa de regularização foi marcado por um encontro da prefeitura com os moradores do assentamento e a Associação dos Produtores Rurais do PA Pouso Alegre. “Firmamos uma parceria com o Incra, seguindo os protocolos para contemplar a análise e inclusão de dados no sistema. Trabalhamos de um lado e os moradores se mobilizaram de outro, todos com o mesmo objetivo. Dessa forma, conseguimos concluir rapidamente algumas etapas. Isso é dignidade para aqueles que realmente precisam e um dos compromissos sociais da nossa gestão”, disse o prefeito de São José do Rio Claro, Levi Ribeiro.

O processo de regularização faz parte do programa Titula Brasil do Incra.

Produzida com informações de Luciane Carvalho, da Prefeitura de São José do Rio Claro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp